Descrição
O curso
Certifica profissionais para atuação em Ouvidorias de planos privados de assistência à saúde, em conformidade com as exigências da Resolução Normativa nº 323, de 03/04/2013 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Objetivos
- Preparar e certificar profissionais para correta aplicação das disposições da Resolução Normativa ANS nº 323/2013
- Aprofundar conhecimentos no conteúdo necessário ao exercício da atividade de Ouvidoria
- Desenvolver habilidades para gestão eficaz de Ouvidorias
Público-alvo
- Profissionais do setor de saúde suplementar que queiram obter a certificação para atuação na área de Ouvidoria
- Ouvidores e membros da equipe da Ouvidoria que desejam aprofundar seus conhecimentos
Carga horária e metodologia
Videoaulas com 49 módulos, totalizando aproximadamente 14 horas e 20 minutos de duração, sem tutoria.
Certificação
O participante que completar todos os módulos e realizar exame probatório ao final do curso será considerado:
- Ouvinte se obtiver índice de acertos equivalente ou inferior a 49% ou não realizar o exame, sendo fornecido o Atestado de Participação.
- Capacitado se obtiver índice de acertos entre 50% a 69%, sendo conferida neste caso a Capacitação em Ouvidoria.
- Certificado se obtiver índice de acertos equivalente ou superior a 70%, sendo concedida a Certificação em Ouvidoria.
O exame abordará exclusivamente o conteúdo ministrado durante o curso. O participante que não obtiver nota mínima de aproveitamento compatível com a Certificação em Ouvidoria poderá realizar exame de recuperação após o curso, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 250,00.
A certificação terá validade de 60 (sessenta) meses, a contar da data emissão do certificado.
OBS: O Certificado será encaminhado por e-mail para o endereço informado durante a inscrição.
Ministrantes
Mário Nélson Alves Jr., administrador (ESAG/UDESC), especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC), mestre em Administração na área de Gestão Estratégica das Organizações (ESAG/UDESC). Aperfeiçoamento em Técnicas Avançadas de Investigação para Ouvidores (Ombudsman of Ontario, Canadá). Autor da dissertação: A contribuição estratégica das Ouvidorias para melhoria dos serviços prestados pelas organizações. Ex-Ouvidor da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Consultor na implantação, informatização e capacitação de Ouvidorias e canais de atendimento em órgãos públicos e empresas privadas (VOLKSWAGEN, PARANAPANEMA, O BOTICÁRIO, ALGAR, ELETROBRAS, CONFEA, CREA-SC, CAU-SP, HSBC, CEF, BANPARA, SINDFIN, UFAM, ULBRA, TRE-CE, TRE-AM, TRE-SC, TRE-SP, ORSEGUPS, UNICRED, SESCOOP entre outros). Membro da Associação Brasileira de Ouvidores. Diretor Executivo da OMD Soluções.
Luís Gonzaga Mattos Monteiro, psicólogo, mestre em Sociologia Política, doutor em Psicologia Social. Concluiu a Escola Superior de Guerra especializando-se no Curso de altos Estudos em Política e Estratégia. Atua como professor na Escola Nacional de Administração – ENA/Brasil; na Escola da Magistratura da Academia Judicial de Santa Catarina. Realizou cursos e treinamentos na Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e na Escola do Legislativo da ALESC. Atuou também em consultorias e palestras para instituições públicas como Governo SC; Eletrosul; Celesc; Casan; Hemosc e privadas como Weg, Whirlpol, Cesusc, Sociesc, etc. É Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Sueli Mazzer Renberg, psicóloga, especialista em Recursos Humanos, MBA em Marketing, mediadora desde 2006 com registro no CNJ e praticante da abordagem de Transformação de Conflitos. Capacitadora em Mediação e Comunicação Colaborativa para áreas diretamente vinculadas ao Atendimento ao Cliente. Capacitadora e responsável por cursos de Certificação para Ouvidores desde 2007. Atuou por dez anos na Ouvidoria do Grupo Pão de Açúcar – Ouvidoria de Clientes e Como Ouvidora de Fornecedores. Membro da Associação Brasileira de Ouvidores – ABO Nacional.
Flaviano Vetter Tauscheck, advogado, conselheiro seccional titular da OAB/SC, membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Consultor jurídico da Secretaria de Comunicação do Estado de Santa Catarina, mestre em Ciência Jurídica, pós-graduado em Direito Empresarial, professor de Direito Civil e Direito do Consumidor em cursos de graduação e pós-graduação desde 2000.
Margareth Mauricio Monteiro, Consultora Empresarial certificada pela FGV, Mestre em História e Política da Escola de Ciências Sociais da FGV-RJ, Comunicóloga, Professora Universitária, Palestrante, Pós-graduada em Marketing e Administração, com MBA Executivo. Mais de 25 anos de experiência nas Áreas de Marketing de Serviços (Relacionamento com Clientes e CRM), planejamento e implantação de Ouvidorias. Atuação como Executiva Sênior nos setores de Saúde (Unimed-Rio), Educação (Universidade Estácio de Sá), Tecnologia (Claro Telecom) e Comunicação (Jornal O DIA). Membro da ABRAREC (Associação Brasileira de Relações com Cliente) e ABO-RJ (Associação Brasileira de Ouvidores do RJ).
Ítalo Marinelli –
Gostaria de agradecer pela rica oportunidade de aprendizado que o curso de certificado em Ouvidoria proporcionou na carreira profissional e pessoal.
“Anderson Salino” – Unimed Nova Iguaçu