Objetivos

  • Compreender o contexto atual da ética no Brasil, de acordo com as novas necessidades apresentadas pelas pessoas e empresas.
  • Abordar os conceitos fundamentais relacionados à ética e mediação  de conflitos em Ouvidoria.
  • Apresentar e discutir as técnicas de gestão de relacionamentos na área de Ouvidoria.

Público-alvo

  • Ouvidores e membros da equipe da Ouvidoria
  • Interlocutores da Ouvidoria designados em cada área da instituição

Carga horária

Videoaulas com 11 módulos, totalizando aproximadamente 2h30 de duração, sem tutoria.

Certificação

Será conferido certificado de capacitação em "Ética e Mediação de Conflitos em Ouvidoria” ao participante que completar todos os módulos do curso.

Conteúdo do curso

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Sobre os Instrutores
Luís Gonzaga Mattos Monteiro

Luís Gonzaga Mattos Monteiro

Psicólogo, mestre em Sociologia Política, doutor em Psicologia Social. Concluiu a Escola Superior de Guerra especializando-se no Curso de altos Estudos em Política e Estratégia. Atua como professor na Escola Nacional de Administração – ENA/Brasil; na Escola da Magistratura da Academia Judicial de Santa Catarina. Realizou cursos e treinamentos na Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e na Escola do Legislativo da ALESC. Atuou também em consultorias e palestras para instituições públicas como Governo SC; Eletrosul; Celesc; Casan; Hemosc e privadas como Weg, Whirlpol, Cesusc, Sociesc, etc. É Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Tópicos

  • O contexto da ética em Ouvidoria
  • A gênese da cultura
  • As origens humanas
  • As dimensões humanas
  • A idade contemporânea
  • A mentalidade científica
  • Ética contemporânea
  • As origens da moral – Filogenia e Ontogenia
  • As grandes teorias da ética
  • Os níveis da ética
  • Ética e Ouvidoria
  • Conflito e negociação
  • Origem e classificação dos conflitos
  • Conflito e seus elementos
  • Conflito como processo
  • Negociação de conflitos
  • Ouvidoria e conflito
  • Sugestão aos Ouvidores na resolução de conflitos
  • Gestão de relacionamentos – superando conflitos em ouvidoria
  • Gestão de relacionamentos – sentimentos e atitudes
  • Gestão de relacionamentos – competências
  • Gestão de relacionamentos – fatores favoráveis e desfavoráveis
  • Sugestões aos Ouvidores na gestão de relacionamentos

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